Cantinho das Ideias recebe mais Autores para lançar suas Obras


A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) realizou mais uma noite de lançamentos de obras com temáticas variadas durante a 8ª Bienal do Livro. A cerimônia de lançamento aconteceu na quinta-feira (5), no Cantinho das Ideias, espaço localizado no estande da editora, e contou com a presença dos autores dos livros e dezenas de pessoas que foram prestigiar o evento.

Foram lançados oito livros, sendo quatro deles vinculados a um edital conjunto feito em parceria entre a Edufal, Imprensa Oficial Graciliano Ramos e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Para o diretor da Edufal, Osvaldo Maciel, o momento é de comemoração. “Nós estamos em uma maratona com mais de 70 lançamentos no cantinho das ideias e nos sentimos muito felizes em contar com a presença do público, a parceira e confiança dos autores, organizadores e colaboradores dos livros”, destacou.

A professora do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal, Luciana Santana, é uma das organizadoras do livro Entrelaces entre questões éticas e metodológicas na pesquisa, que foi desenvolvido por pesquisadores de vários estados e fala sobre algumas questões éticas na pesquisa, tanto na área da saúde, quanto na área das Ciências Humanas. “Nós contamos com a participação de membros do comitê de ética e de pesquisadores que apresentam de maneira recorrente e têm necessidade de coletar dados com fontes humanas”, explicou a professora.

Outro livro lançado foi o Micro e pequenas empresas na economia alagoana: o panorama, a inovação, o crédito e um futuro. “É fruto da experiência dos três autores em Alagoas, numa característica do negócio, da economia no estado e numa perspectiva da pequena empresa. Porque muito se fala desse tipo de empresa, mas não existem dados ou trabalhos que sistematizem essa análise. E esse livro veio pra tentar suprir essa lacuna, já que nós colocamos muitos dados e análises sobre as empresas nas diversas regiões do estado”, contou um dos autores, Francisco José Peixoto Rosário, que assina junto com Reynaldo Rubem Ferreira Júnior e Eduardo Setton Sampaio da Silveira.

Na solenidade, a reitora Valéria Correia saudou os presentes, parabenizou os autores dos livros e também destacou a presença das universidades públicas nas áreas de pesquisa, ensino e extensão na sociedade.

“Esta é a possibilidade de publicizarmos a nossa produção acadêmica e também a nossa produção de extensão. E no palco principal vocês são os protagonistas dessa noite. Mas a gente tem que reafirmar que somos detentores em 90% da produção científica do país. São as universidades públicas que têm os melhores quadros de professores, a maior produção teórica, científica e que faz a extensão”, enfatizou a reitora.

Confira os lançamentos da noite de quinta-feira (5):

1. Escritos de Filosofia: linguagem e cognição, v. 2, Marcus José Alves de Souza. Maxwell Morais de Lima Filho.

2. Clínicas: pesquisas em saúde, psicanálise e práticas psicológicas, Chales Elias Lang, Jefferson de Souza Bernardes, Maria Auxiliadora Teixeira Ribeiro, Susane Vasconcelos Zanotti.

3. Entrelaces entre questões éticas e metodológicas na pesquisa, Luciana Santana; Deise Juliana Sampaio de Silveira.

4. Micro e pequenas empresas na economia alagoana: o panorama, a inovação, o crédito e um futuro,Francisco José Peixoto Rosário; Reynaldo Rubem Ferreira Júnior, Eduardo Setton Sampaio da Silveira.

5. “Periferias” e economias das simbolizações: lutas por valor humano e mercados culturais, Fernando de Jesus Rodrigues.

6.A face crônica da dor, Vera Lopes Besset; Susane Vasconcelos Zanotti.

7. Políticas públicas em educação: episteme e práticas, Elione Maria Diógenes.

8. Campesinato e Migração em Alagoas, Cícero Ferreira de Albuquerque

Graziella França – estudante e Jornalismo
Fotos – Taciane Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário