Membros

Marcus José Alves de Souza

Possui Graduação em Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1999) e Doutorado em Filosofia (Doutorado Integrado de Filosofia – UFPB-UFPE-UFRN), no qual investigou sobre a problemática da vontade na obra de Wittgenstein(2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas, atuando no curso de Filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Linguagem, Metaética, Filosofia da Mente e Epistemologia.


É Bacharel (2005) e Licenciado (2008) em Filosofia pela UFRJ. Mestre em Filosofia (2008) e Doutor em Filosofia (2012) pela PUC-Rio, com período sanduíche na Universitaet Leipzig, de 2009 a 2011 (Bolsista DAAD/CAPES). Pós-Doutorado na UFRJ (2012). Pós-Doutorado (2014-2015) pela UFC. Tem como área de concentração a Filosofia da Lógica, da Linguagem, da Matemática e a Filosofia de Wittgenstein. Já apresentou tópicos de sua pesquisa em Portugal, Itália, Bélgica, França, Áustria, Inglaterra e Alemanha. Atualmente, é Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
E-mail: marcossilvajr (at) gmail (dot) com



Possui Graduação (1992), Mestrado (1996) e Doutorado (2002) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Período Sanduíche junto à University of Virginia (EUA). Possui experiência em gestão de ciência e tecnologia, tendo exercido o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação junto à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Fez Pós-Doutorado na Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS) na área de Filosofia e História da Ciência.


Juliele Maria Sievers

Possui Graduação (2008) e Mestrado (2009) em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria-RS. Em dezembro de 2009 iniciou os estudos de Doutorado na Université Charles de Gaulle – Lille 3 e, durante este período, obteve um contrato de “Ingénieur d’Etudes” junto ao CNRS (Centre National de Recherche Scientifique) da França, através do Projeto Franco-Alemão “JuriLog” (Théorie du Droit et Logique), centrado na Filosofia do Direito de G. W. Leibniz. Em seguida, ainda durante o Doutorado, trabalhou na Universität Konstanz da Alemanha como Wissenschaftlicher Mitarbeiterin nos anos de 2014/2015. Em julho de 2015 obteve seu diploma de Doutorado na Université Charles de Gaulle com a tese “A Philosophical Reading of Legal Positivism”, onde estudou e avaliou a apropriação de alguns conceitos filosóficos pelo Direito e as relações entre conceitos homônimos nos dois campos, o jurídico e o filosófico. De dezembro de 2015 à novembro de 2017 foi Pesquisadora de Pós-Doutorado pelo programa PNPD-CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria.
E-mail: juliele.sievers (at) ichca (dot) ufal (dot) br



Doutor em Filosofia pela Université du Quebec (1990), Professor Associado da Universidade de Brasília (UnB) e do Professor Colaborador do Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Publicou dezenas de artigos e capítulos e é autor dos livros Théorie du Langage et de L'énonciation dans la Grammaire Générale Classique: De Port-Royal à Destutt de Tracy (Editora CRV, 2017) e de Uma Introdução à Filosofia da Mente (Editora Appris, 2018). Coordenou 8 Projetos de Pesquisa, orientou 32 Dissertações de Mestrado e 6 Teses de Doutorado, foi Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (2012-2014), Tesoureiro da Associação Latino-Americana de Filosofia Analítica (2012-2014) e é Pesquisador do CNPq. 

Currículo Lattes

E-mail: andre.leclerc55 (at) gmail (dot) com 

Maxwell Morais de Lima Filho


Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2018), Professor de Filosofia do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Coordenador do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Filosofia, Co-Coordenador do Grupo de Estudos Sobre Evolução Biológica, integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição, do Grupo Subjetividade no Pensamento Contemporâneo e do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário